create your own banner at mybannermaker.com!

Para Meditar

"Escreva as preocupações de hoje na areia. Grave as vitórias de ontem na pedra".

03/01/2011

Homenagem aos Professores


O ser humano nasceu para aprender, para descobrir e apropriar-se de todos os conhecimentos, desde os mais simples até os mais complexos. É isso que lhe garante a sobrevivência e a integração com a sociedade como ser participativo, crítico e criativo.
A esse ato de busca, troca, interação e apropriação é que damos o nome de educação. Aquele que caminha para escola quer encontrar um amigo, um guia, um desafiador, um líder, alguém muito consciente que se preocupe com ele e o faça pensar, tomar consciência de si, da realidade e esforçar-se na busca dos conhecimentos. Alguém que seja capaz de dar-lhe as mãos e ser parceiro na construção de uma nova história e de uma sociedade melhor.
O ser humano busca alguém que lhe ajude na transmissão de um conhecimento que ele não tem. É uma busca incessante, contínua, essencial. A Bíblia, o livro mais lido em todo o mundo fala de um busca de conhecimento.
No capítulo oito do livro de Atos, o apóstolo Paulo relata a história de um eunuco etíope que à beira de uma estrada lia a Palavra de Deus, mas não compreendia. O Espírito Santo impulsionou um servo de Deus chamado Felipe para ir ao encontro do homem que lia. Felipe perguntou: “Entendes tu o que lês?” e o eunuco respondeu prontamente: “Como poderei entender, se alguém me não ensinar?”. O clamor daquele homem se repete a cada dia. Existirá sempre alguém como aquele eunuco em busca de conhecimento, em busca de direcionamento, em busca de uma nova visão.
Você que é mestre tem a resposta, tem a direção, tem o conhecimento, tem a estratégia, tem o dom. Mestre é aquele que caminha com o tempo, propondo paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria. Mestre é aquele que estende a mão, inicia o diálogo e encaminha para a aventura da vida. Não é o que ensina fórmulas, regras, raciocínios, mas o que questiona e desperta para a realidade. Não é aquele que dá seu saber, mas aquele que faz germinar o saber do discípulo.
Mestre é você, professor amigo que compreende, estimula e enriquece com sua presença, saber e ternura. O nosso muito obrigado. Tenha a certeza de que os seus ensinamentos vão estar permanentemente em nossa mente. Tenha a certeza de que assim como o apóstolo Felipe, você também foi capacitado e direcionado por Deus para nos transmitir o que nós precisamos. O saber transmitido por você nunca morrerá porque estará sempre renascendo dentro de cada um de nós.

Fonte: Espírito Santo em minha vida

Um comentário:

  1. Crietiane ,estou muito feliz por voce ter
    descoberto meu blog . Vi esse lindo comentario
    e com serteza é cheio de sabedoria. Sei que muito
    vou aprender com suas postagens .Parabens,
    Jesus te ama e eu também

    ResponderExcluir