create your own banner at mybannermaker.com!

Para Meditar

"Escreva as preocupações de hoje na areia. Grave as vitórias de ontem na pedra".

26/08/2011

A missão de Orar

"Li em algum lugar e nunca mais esqueci a declaração do evangelista S. D. Gordon: “A melhor coisa que alguém pode fazer por Deus e pelo homem é orar”. Depois de pelo menos 13 anos de ministério pastoral e 35 anos de conversão, chego a uma conclusão clara: a oração é, de fato, a atividade mais importante de um ser humano.
Se uma pessoa pudesse fazer somente uma coisa para tornar sua vida melhor, mais produtiva, saudável e eficaz; esta coisa com certeza seria a oração.
A oração é um instrumento de ação fascinante e algo maravilhosamente simples. Tudo que precisamos fazer é sentar, ou ajoelhar, ou ainda levantar, e nos aproximar da presença de Deus. No entanto, a maioria de nós deve admitir que a oração é uma das coisas mais difíceis para se colocar em prática. Nós nos ocupamos demais. Nós nos distraímos com tudo. Ficamos desanimados até por pequenas coisas e, enfim, não oramos o suficiente.
Não é difícil constatar que pessoas altamente eficazes consideram a oração um auxílio inegociável em seus alvos e objetivos pessoais ou coletivos. Eles a usam com freqüência e fazem bom uso dela. Eles separam um tempo na sua agenda para orar diariamente e reconhecem a oração como uma das prioridades mais importantes na lista de suas atividades pessoais.
Você já deve ter tido respostas de oração em sua vida! Qual delas mais impressionou você? Um texto bíblico de muita relevância para todo cristão é: “E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” Tiago 5.15-16
A oração inclui todas as formas de comunhão com Deus. Abrange a adoração, o louvor, o agradecimento, a súplica e a intercessão. A importância da oração só pode ser avaliada pelo destaque que lhe é dado nas Escrituras e na vida daqueles que têm sido usados notavelmente por Deus. Após a experiência da salvação é necessário que se desenvolva a disciplina da oração. Você tem uma vida de oração?
A oração é uma conversa. Uma conversa envolve mais de uma pessoa. É um diálogo e não simplesmente um monólogo. Portanto há momentos na oração nos quais Deus quer falar conosco. Deus fala através da sua Palavra (2 Timóteo 3.16-17) e também através do seu Espírito (João 16.12-15). Orar não é uma repetição sistemática de palavras. Falamos e também precisamos parar para ouvir a voz de Deus.
Você tem dificuldades para orar? Quais medidas você crê que são necessárias para uma vida mais adequada de oração? Temos muitas razões que biblicamente nos direcionam para uma vida de oração. Também poderíamos falar de tantas outras necessidades pessoais, familiares e carências do mundo que vivemos que nos coloca somente diante da oração.
Porque precisamos orar? Porque é um dever (Lucas 18:1). Este texto nos mostra que devemos fazer o que é certo, isto é, orar e interceder. Jesus nos ensinou que a oração é procedimento ético; que o homem que ora faz o que é certo e, naturalmente, o homem que não ora deixa de fazer o que é certo, e isto é pecado (Tiago 4.17). Em que podemos melhorar e aperfeiçoar nosso tempo de oração? Como podemos transformar nosso estilo de vida e adaptá-lo para sermos intercessores? Orar é uma prioridade: “Perseverai na oração, vigiando com ações de graça.” Colossenses 4.2.
A vontade de Deus revelada é que o seu povo ore; a obediência a essa vontade, portanto, torna-se necessária. Negligenciá-la entristece a Deus (Isaías 43.21-22). A falta de oração merece o desagrado e a repreensão de Deus, visto que representa uma atitude errônea do homem para com Ele. Negligenciá-la é pecado: “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito.” 1 Samuel 12.23
Por que tanto interesse maligno e das trevas para impedir a oração? A oração é o meio pelo qual Deus proporciona bênçãos (Mateus 7.11). A oração é essencial para a vitória sobre as forças do mal (Efésios 6.12-18). A exigência para orar nesta época é muito clara e urgente.
Precisamos de uma força espiritual que capacite o cristão a fazer frente aos poderes malignos que buscam impedir a realização do plano divino da salvação. A força que pode suprir essa exigência, do modo mais eficaz possível, é a oração. Saber como usar completamente esse recurso divino é trazer para o campo da luta um poder sobrenatural irresistível (2 Coríntios 10.4). Como será sua nova vida de oração?"

Retirado do Blog de Rubi Severino - 08.08.11

24/08/2011

O saco de pão

Um mendigo em busca de comida encontra um saco de pão. Ele sacia a sua fome e lembra-se dos companheiros. Vai até eles e compartilha dos pães achados. Todos, então, são saciados. Encontrar o saco de pão e compartilhar com quem tem fome é o que chamamos de evangelização. Que simplicidade nessa definição! Nunca tinha ouvido algo assim no que diz respeito ao ato, a ordem de evangelizar. O Pastor klauber Maia transmitiu esse recado inusitado durante a Campanha Evangelizadora ocorrida na minha congregação em Neópolis e ao sair  daquele culto, a minha mente e coração ecoavam o aprendizado: Preciso compartilhar o saco de pão que encontrei e saciou a minha fome. E você? Tem anunciado onde está o saco de pão? Saia pregando, se preciso for, fale! Pregamos, anunciamos, evangelizamos com a fé praticada mais que com a fé falada. Indiquemos o caminho para o saco de pão com gestos, atitudes, comportamentos ... tudo mostra o  Caminho que é Cristo. Divida o pão! Ao nosso lado tem pessoas gritando de fome e sede e nós temos a comida que sacia a alma e leva até o céu. Deus vos abençoe!