A Comunicação do Amor é fundamental para o fortalecimento de qualquer relação. Todo ser humano sente necessidade de dar e receber Amor, mas nem todos sabem expressá-lo de maneira entendível ao outro. Isso gera uma falha na comunicação amorosa e um grande problema de relacionameno. É preciso identificar a Linguagem de Amor que o ser amado entende.
É comum encontrar casais que falam linguagens diferentes de Amor. Ex: A esposa fala Português e o esposo fala Alemão e vice-versa. Ela fala, mas ele não entende. Ele expressa, mas ela não compreende. Existem várias maneiras de dizer: Eu te amo! E cada pessoa possui a sua própria Linguagem de Amor.
Através do diálogo e da observação, o casal adquire o conhecimento necessário para descobrir e entender a Linguagem de Amor do outro, a forma como ele (a) expressa Amor. O livro da Editora Mundo Cristão: As Cinco Linguagens do Amor – Como expressar um compromisso de amor a seu cônjuge de Gary Chapman trás uma abordagem esclarecedora sobre as diversas formas de expressão do Amor. O autor divide a expressão amorosa em cinco linguagens:
PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO = expressão do Amor Verbal = (Ct 1.15) – “Eis que és formosa, ó meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas”
QUALIDADE DE TEMPO = expressão do Amor que focaliza atenção = “Vem, ó amado meu, saiamos ao campo, passemos as noites nas aldeias. Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se já aparecem as tenras uvas, se já brotam as romãzeiras; ali te darei os meus amores. (Ct 7.11,12)
RECEBER PRESENTES = expressão do Amor que procura agradar, surpreender, marcar.
FORMAS DE SERVIR = expressão do Amor através de serviço voluntário = “Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.” (I Co 7.34) / (I Co 7.33) - “Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher”.
TOQUE FÍSICO = expressão do Amor Físico = “Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho.” (Ct 1.2)
DICAS PARA EXPRESSÃO DO AMOR:
- Fale a linguagem de amor que ele (a) entende.
- Procure conhecer o outro. Observe. Perceba. Dialogue.
- Elogie o que o outro faz, tem ou é.
- Use essas 4 palavras: Obrigado, Com licença, Por favor e Desculpe.
- Preocupe-se com o dia do outro.
- Reconheça o valor do outro. Enxergue as virtudes.
- Aceite o outro como ele é. Lembre-se que você fez a escolha.
- Declare o amor em palavras ou atitudes.
- Procure agradar. Renuncie.
- Evite comparações. Ex: o marido de fulana é assim, mas você...
- Aceite as diferenças = no namoro (atraem), no casamento (distanciam).
- Olhe no olho, toque, faça companhia, ouça, preste atenção, se doe.
- Compreenda. Perdoe (se coloque no lugar do outro)
- Ame da sua maneira, mas compreenda a forma de amor do outro.
- Não resmungue, compreenda.
- Não murmure, aceite.
- Não exija, desfrute da linguagem de amor do seu cônjuge.
FELIZ DIA DOS NAMORADOS A TODOS!!!