create your own banner at mybannermaker.com!

Para Meditar

"Escreva as preocupações de hoje na areia. Grave as vitórias de ontem na pedra".

28/12/2010

Minha Crônica de Natal

NATAL

Noite de festa
Noite de comemorar um nascimento
Noite de festejar um aniversário
O aniversário de alguém único, incomparável, revolucionário e eterno
O aniversário de alguém puro, inexplicável, humanitário e superno
Um bebê adorável, um menino perseguido, um jovem professor, um adulto obstinado e um mestre admirável.
Seu nome se resume a cinco letras, Sua essência se exprime em vários títulos. Nos sessenta e seis livros da Bíblia Sagrada, seus quarenta autores inspirados pelo Espírito Santo definem o aniversariante do dia :

• Ele é o Alfa e o Ômega – o Princípio e o Fim
• O Senhor dos Senhores e Rei dos Reis
• Ele é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz
• Ele é a Rosa de Sarom, o Lírio dos Vales, a Estrela da Manhã

Ele é o Filho de Deus e hoje é o seu aniversário, não por orientação bíblica, mas por opção dos homens. Pelos estudiosos da Geografia e História Bíblica, o Salvador da Humanidade nasceu provavelmente em abril, época em que os pastores tinham condições climáticas de deixar as ovelhas à solta no pasto. Dezembro fazia muito frio e não era possível tal prática. Como naquele período, os pastores estavam no campo quando foram avisados por Deus, acredita-se que o menino Jesus não nasceu em 25 de dezembro. De qualquer maneira, seguindo uma tradição de data, estamos comemorando mais um dia na vida eterna de JESUS.
Nesta noite especial, as famílias se reúnem para cear e trocar presentes, mas será que se lembram do aniversariante? Será que ele está presente em todas as ceias? E onde está o bolo, os salgados, os docinhos e a velinha para que o felizardo possa apagar? E onde estão os presentes do contemplado da festa?
Preparamos uma ceia geralmente importada da tradição americana para o deleite do nosso paladar, enfeitamos as fachadas das casas ou as árvores chamadas de Natal para o nosso deleite visual e trocamos presentes para o nosso deleite pessoal e consumista. Criamos até um ídolo nascido da mentira para alimentar o sonho de crianças ingênuas que aprendem a depositar a esperança na figura de um velhinho de barbas brancas ao invés de esperarem num Deus que tudo pode dar e fazer. Lembramos de tudo, de todos os detalhes, esquecemos do motivo da festa. Esquecemos o aniversariante.
Não preparamos para ele : o bolo, a velinha, os salgados, os docinhos, o refrigerante, os ingredientes de qualquer aniversário. Nem ao menos nos lembramos dos presentes que devemos ofertar a ele. Mas, graças a Deus que Jesus é um aniversariante diferente. Ele é prevenido, ele não espera que lhe façam surpresas, ele prepara tudo aos seus convidados:

• Ele é o próprio bolo repartido entre todos nós através da sua palavra. Um bolo precioso, poderoso, eficaz e eterno. Um bolo que enche os olhos, sacia a fome da alma e dá vida com abundância.
• Ele é o sal. O sal da Terra. Terra apodrecida pelo pecado e pelo mal. Terra que se mantém conservada e preservada pelo toque especial de um sal celestial.
• Ele é o doce. Ele é Verdade e a Verdade é a sua Palavra e a sua Palavra, diz o salmista é doce como o mel.
• Ele é a bebida que não acaba. A fonte que não se esgota, que não pára de jorrar, trazendo vida, alegria, graça, fé, esperança.
• E a vela? Para que ele precisa de vela? Se ele é a própria luz? Ele mesmo afirmou: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida ”
• E os presentes? E as ofertas a ele? Ele mesmo também preparou? Não. Essa parte é nossa, especificamente nossa. Tudo ele já preparou, mas e eu e você? O que vamos ofertar ao aniversariante?

Neste Natal, lembremos do verdadeiro sentido desta festa, deixando para trás as deturpações feitas pelos homens, o egocentrismo, a ilusão, o consumismo e a hipocrisia e ofertemos ao Salvador o que de melhor podemos ofertar. Embrulhe em papel bem bonito e luminoso: a sua gratidão, o seu sorriso, a sua vida, o seu louvor, a sua adoração, a sua confiança, a sua fé. Embale-se de corpo, alma e espírito e entregue-se de presente a Jesus. Ele se entregou por nós e para ele, o maior presente nesta noite feliz é: VOCÊ.

2 comentários:

  1. Querida irmã e amiga, que Deus continue sendo a inspiração dos seus dias e que muitos textos lindos, como este sejam produzidos. Feliz 2011!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito emocionada ao término da leitura e a verdade prevalece quando somos participantes desta data tão envolvente que nos enche de amor e graça.
    A paz do Senhor amada!!!!Grande e brilhante jornalista de JESUS!!!!!!
    FELIZ ANO NOVO PRA VOCE E SUA CASA!!!!!
    Natal 30.12.2010.

    ResponderExcluir